segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Primeira semana de PO

Ja entrei na segunda semana de Pos Operatório... mas vou falar como foi essa primeira semana pra mim.

Eu entrei no centro cirúrgico umas 6h da manhã do dia 21de julho naquela ropinha superdesconfortável de bundinha de fora neh, ai la deitei uma maca e colocaram soro em mim ai fiquei la pensando na vida e olhando prum relógio de parede na minha frente por mais ou menos meia hora. Depois disso o meu anestesista chegou e eu fui levada pra sala de cirúrgia, vi o movimento um pouco e alguns rostos conhecidos até que me botaram pra "dormir"...

Falaram que foram umas 10 horas de cirurgia, um pouco mais do que eu estava esperando. Falaram porque os primeiros dias e principalmente as primeiras horas depois da cirurgia estava "groge" e é meio turvo na minha memória... então pelo que dizem eu fiquei ainda um bom tempo ainda no centro cirurgico pra "passar" o efeito na anestesia e fui pro apartamento umas 8 e pouca da noite.

Agora o que eu me lembro: depois que dormi, acordei numa sala grande deitada numa maca com monte de macas cheia de gente ao meu lado e uma enoooooorme vontade de MIJAR! doiiiiido, muita dor de tanta vontade de liberar aquele excremento maltido! até que não aguentei e comecei a gritar, ainda nao sei como consegui gritar devido ao grande estrago no meu rosto, mas na hora GRITEEEI... ai quando finalmente alguem naquele meio de gente com afeições desumanas veio e eu fiz sinal que queria fazer pipi... pouco tempo depois trazem uma bacia de metal e colocam embaixo de mim e mandam eu fazer ali deitada O.O
IMPOSSÍIIIIIIVEL mijar deitada uma porra duma bacia de metal ¬¬ sério
ai como disse que era impossível, não fiz neh... e continuei a reclamar... reclamei, reclamei, reclamei, reclamei.... e parecia ninguem me ouvia.... estava eu invisível? (depois que me vi no espelho notei que estava bastante notável).... depois de mais um tempo... o ser que sempre esteve do meu lado sentado me notou e veio ver o que era... fiz sinal novamente que qria fazer xixi. Ele deve ter chamado uma moça, a moça unica moça simpática pra salvar aquele ambiente veio e disse que o banheiro era muito longe de onde eu tava e não ia ser legal pra mim, então disse que era só eu esperar mais um pouquinho que eu ia pro quarto e poderia finalmente mijar...
so assim eu me aquetei... ai depois avistei mais um rosto conhecido e fiquei feliz em reconhecer alguem.
mais um tempinho e me levaram finalmente pro apartamento. Eu lembro de ser levada na maca por corredores e portas até que cheguei num vão onde tava minha família, muita gente! *___* ai lembro de meu pai chegando perto e depois sumiu.

Ai entrei no quarto e me trocaram da maca pra cama. Na mesma hora eu pedi pra ir no banheiro lóooogico. Depois a moça boa (acho que era a mesma moça boa de antes) junto com minha mãe me ajudaram a ir no banheiro experimentar da melhor sensação do mundo! hehe
E logo em seguida vi a pior cena: ME OLHEI NO ESPELHO! kkkkkkkkkkk (como minha amiga Yasmine iria citar depois.... "minha pior forma")

Lembro que quando me aquetei pedi logo meus celulares que tava cheio de ligação e mensagens dos meus amigos querendo notícia, respondi a eles e lembro também de dormir assistindo "Amor e Sexo"
No dia seguinte começou as minhas queridas visitas, fiz uns raio X e vim pra casa. E logo depois tentei começar a fazer exercícios de mecher os lábios.

Na segunda colocaram uns elásticos e comecei exercícios de abrir e fechar a boca. Eu me alimentava até uma semana, na quinta feira de seringa e uma adaptação que mainha fez do pote de catchup. Na quinta tirei os elásticos e comecei a comer de colher (de cafezinho, mas eh muito feliz a evolução *_*) e ainda babava muiiiiiiiiiito.

Na sexta minha amiga Daiany começou as drenagens, ela fez em mim e me ensinou, agora to fazendo todos os dias. Tá bem menos inchado.
Hoje eh uma semana e indo pro 4º dia e ta muito menos inchado, minha boca ta ja mais ou menos do tamanho que acho que eh o normal e sem aquelas mil perebas nojeeeentas... ta apenas uma pequena ferida de cada lado do lábio inferior e com uma "bola" machada de cada lado da boca (estilo o coringa do batman). Por causa dessa "macha" nao tomei sol ainda, não quero correr o risco de ficar o "coringa" pra sempre neh kkkkkkkkkkk

Já estou praticamente sem babar, apesar da dificuldade de deixar a boca fechada no relaxamento.

De SENSIBILIDADE eu antes so sentia normal a testa, o resto do rosto estava com parestesia ("formigando" e com diminuição de sensibilidade). Agora ja sinto normal a grande parte do meu nariz. Normal, normal só ele mesmo até a ponta (que está "formigando" ainda). Com essa parestesia mesmo agora só a ponta do nariz, os lábios e o queixo. Quanto é estimulado sensitivamente também "formiga" onde ainda está edemado (inchado), que é a região zigomática (embaixo dos olhos).

DOR? dor mesmo não senti nenhuma graças a Deus. Mas quanto topa existe aquela "dorzinha de pancada" em toda região que foi trabalhada, e mais ainda nas áreas onde estão os curativos de 2 pontinhos externos.
Tem aquela sensação de "estirar o músculo" quando estou fazendo os exercícios e também aumenta o formigamento.

HIGIENE ORAL? No começo era um sufoco... metendo seringa com antiséptico pra lá, limpando lábios com algodão e soro fisiológico pra cá e pouca ADM (Amplitude de Movimento) de abertura da boca. Agora tá bem melhor, meu pai comprou uma escova de dente de recem nascido e o meu cirurgião me emprestou um aqueles espelhinhos sabe... ai com o espelhinho eu ajudo a abrir a boca e com a escovinha ja da pra escovar. O pior é a pouca ADM ainda, já está bem melhor que antes, mas ainda to abrindo pouco.

FALAR? tirando as horas seguintes que acordei da anestesia gritando pra poder fazer xixi, eu so tomei coragem pra falar lá pra bem muito mais de 24h depois e mesmo assim comecei beeeeem pouco e com a boca fechada. Deste essa sexta to tentando já falar abrindo a boca como as pessoas normais e fazendo disso mais exercício.

To vendo quais são os exercícios que tenho que fazer e tentar ser minha própria cobaia de fisioterapia... e de fono vou contar com a ajuda de uma das minhas melhores amigas, Tâmara Isis. Juntas queremos aprender e me ajudar ao mesmo tempo! Ótimo neh!

3 comentários:

  1. adorei saber como foi! ^^
    joana falou que vamos passar na sua casa pra te ver né? ela vai entrar de férias na quarta, aí a gente marca direitinho ;)
    bjão nathi!

    ResponderExcluir
  2. é isso aí. Sei E vi também) que não foi fácil... mas sua recuperação tá sendo ótima e rápida, graças a Deus.
    E agora, vendo já um pouco do resultado, dá pra ver que tudo isso valeu a pena né? =))
    Tô por aqui :)

    beijo ;*

    ResponderExcluir
  3. shushau meu pai do ceu
    ques experiências únicas viu nathi!!
    deve ter sido tenso!
    pensando bem, ainda bem que nao vi voce enfaixada e inchada, pq eu ia chorar muito! digologo!
    mas fiquei surpresa com o progresso rapido (eu achei rapido o.o) de fala e mastigaçao e blablaa
    own
    vem ca pra uma braço neguinah XD

    :**
    te amo, branquela.

    ResponderExcluir